Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Borboleta Verde

Uma ida ao cinema: Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los

Fantastic-Beasts-And-Where-to-Find-Them.jpg

 

Ontem fui, com grande expectativa, ver o filme "Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los".

Sou cinéfila, mas não sou cinéfila de sala de cinema (confesso), pelo simples facto de ficar sempre com uma gigante dor de cabeça cada vez que vou ao cinema (fotosensibilidade)... Mas adiante...

Este filme tem como ponto de partida a existência de um pequeno livrinho escrito pela J.K.Rowlling, sob o pseudónimo de Newt Scamander. É um típico manual escolar! Quando digo típico, é mesmo típico: tem notas nas margens, conversas escritas entre Harry, Ron e Hermione, e claro, informações sobre o habitat e modo de vida de alguns monstros fantásticos. Partindo do autor do livro, J.K Rowling escreveu o guião de, não um, mas cinco filmes, sobre a vida de Newt Scamander, os seus monstros fantásticos e as suas perípécias em Nova Iorque.

Sobre o filme, e sem spoilers, posso dizer-vos que gostei muitíssimo! Nunca pensei sentir novamente arrepios ao ouvir parte da música "Hedwig's Theme" (adoro esta música!). Houve qualquer coisa de fantástico em ver novamente feiticeiros de varinhas em punho e ouvir o feitiço "Alohomora"! O filme parte de um acontecimento já conhecido pelos leitores de Harry Potter, mas o mesmo é abordado sem grande profundidade, deixando a desejar, ou com vontade de ver mais sobre esse acontecimento. Se Rowling tem o objectivo de aprofundar este acontecimento nos próximos filmes... não se sabe, mas eu fico a esperar que sim!

O filme conta também com inúmeros acontecimentos de bastante humor, ri bastante em muitas cenas; com animais de facto fantásticos, mostrando algo sobre o habitat e forma de vida de cada um; com nomes sonantes de famílias mágicas, deixando a pulga atrás da orelha para os próximos filmes; com nova terminologia mágica; com bons e maus!

Aconselho!

Entre outros actores e aparições relâmpago de actores sobejamente conhecidos, conta com dois que gosto muito: Eddie Redmayne como Newt Scamander (ah... os ruivos...!!!); e Colin Farrell (tenho um gosto inexplicável por bad boys!).

Tenho pena que não haja um livro deste filme, porque é uma história bastante sumarenta para ser explorada em mais pormenores do que os que são vistos no filme!

 

Sou fã confessa e acérrima da saga literária Harry Potter.

Foco o ênfase na parte da "saga literária", porque não gosto mesmo nada da adaptação dos livros ao cinem. Creio que vi os dois primeiros filmes de Harry Potter e só vi os restantes muito recentemente (só mesmo para não dizer que não tinha visto). Há sempre falhas e algumas coisas que faltam nas adaptações de livros a cinema, especialmente quando se trata de uma saga tão rica, com tantos fãs por todo o mundo, mas a minha decepção ao sair da sala de cinema quando fui ver o primeiro filme foi mesmo muito grande!

Houve coisas que não surgiram no filme e eram sobejamente importantes, bem como outras que me questionei se estariam nos livros...

 

Peguei pela primeira vez nos livros de Harry Potter nas férias de Verão do meu 9º para o 10º ano, tinha ainda 14 anos, e li os três primeiros livros compulsivamente!  Lembro-me perfeitamente de achar a descrição da vida do Harry com os horrorosos tios uma "seca"... Mas o meu interesse disparou a partir do momento em que ele entra para Hogwarts!

O livro Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban continua a ser um dos meus preferidos, a par do 6º volume, Harry Potter e o Princípe Misterioso. Há acontecimentos importantes neste volumes que mudam toda a história e até a opinião sobre algumas personagens.

Há cerca de dois anos reli todos os livros de seguida, algo que queria fazer há bastante tempo, e continuei a rir nos momentos mais insólitos; a surpreender-me com a mestria de Rowling em esconder pormenores de grande relevância sem que o leitor se aperceba até serem revelados por um personagem numas páginas ou mesmo noutro volume; a chorar (baba e ranho) com a morte de alguns dos personagens mais importantes e carinhosos da história; a sentir aquele frio na barriga cada vez que Voldemort ameaça Harry, ou quando se apodera de Hogwarts; ...

Tenho todos os volumes sublinhados em passagens chave, importantes para os volumes seguintes, com anotações minhas, etc. Vivo intensamente esta história cada vez que a leio!

Poderia ficar aqui eternamente a escrever-vos sobre a magia da escrita de Rowling e da saga Harry Potter, que, de todo, não se absorve nos filmes, mas o melhor conselho que posso dar a quem não conhece este mundo mágico é: LEIAM os livros de Harry Potter, mesmo que achem infantil ao início (coloquem-se na pele de um rapaz de 10 anos e lembrem-se da vossa infância), não se irão arrepender! Tenho 30 anos e iria agora mesmo lê-los todos outra vez!

Podem ler aqui muito boas críticas feitas a estes, e outros, livros de J.K.Rowling.

 

Beijinhos ♥

4 comentários

Comentar post