Talasnal, (montanhas) com amor
Vivia aqui, foi a primeira coisa que pensei assim que cheguei ao Talasnal.
A beleza das casinhas de xisto no meio do verde da montanha, salpicadas com as maravilhosas decorações natalícias que se vêem por toda a aldeia nesta época, fez o meu coração sentir-se em casa.
Precisava apenas de internet de qualidade , e de coragem para fazer aquelas curvas todas montanha acima ou abaixo (oh estradas estreitas de curvas sinuosas!).
A aldeia do Talasnal é, de todas, a que mais popularidade trouxe às aldeias de xisto. É também uma das maiores e a terceira que juntei à "minha colecção" de aldeias de xisto. Nas proximidades (se bem que dizer próximo na serra da Lousã é um eufemismo) encontram ainda a aldeia de Casal Novo ou de Gondramaz.
Assim que entram no Talasnal são bem recebidos por uma agradável árvore de Natal, um caloroso madeiro em brasa e dois belíssimos espaços para sentar e comer, ou beber um café e comer um Talasnico (uma deliciosa queijada de mel, castanha e amêndoa).
À semelhança de Casal de São Simão, há um quê de magia, de viagem no tempo ou de imersão num mundo fantástico de um conto de fadas ou das obras de Tolkien. Há um inebriante aroma a hospitalidade no ar, pontuado pelo agradável som do correr de água e o crepitar de troncos a queimar, cuja cereja no topo do bolo é, nesta altura do ano, toda a decoração natalícia de laços vermelhos e ramos de pinheiro verdadeiros em varandins e corrimãos.
Em termos históricos, a aldeia do Talasnal deverá ter uma ocupação de forma permanente desde finais do século XVII ou inícios do XVIII. O pico de habitantes viveu-se em 1911 e desde então decresceu até 1981 com apenas 2 habitantes permanentes. Atualmente, as casas do Talasnal foram recuperadas, mudaram de proprietário e transformaram-se em segunda habitação ou unidades de alojamento.
Recomendo perderem-se pelas ruas estreitas e verem onde as mesmas vão dar, explorem quelhas e becos e surpreendam-se com cada recanto!
Recomendo ainda a mercearia Dom Mercadinho: é uma viagem no tempo em produtos e utensílios (atentem na registradora) e tem os ímanes mais bonitos!
Feliz Natal a todos!
Fotos tiradas por mim, com e sem tripé.
Local: Talasnal, Lousã, Portugal
Fontes: https://www.aldeiasdoxisto.pt/pt/aldeias/lousa/talasnal/