Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Borboleta Verde

Lisboa menina e moça

Lisboa esconde muitos segredos por baixo dos seus edifícios!

IMG_5072-1 (1).jpg

 

É quase: levantar uma pedra e descobrir vestígios antigos.

IMG_5053-1 (1).jpg

 

Sabiam que a torre norte da Sé Catedral é em grande medida a original (iniciada no século XII e concluída nos séculos seguintes, como toda a construção da Igreja de Santa Maria Maior), enquanto a torre sul foi reconstruída após o terramoto de 1755.

Não é ainda claro se a Sé foi erigida sobre uma antiga mesquita, como foi a narrativa veiculada durante séculos, e realidade em muitas cidades portugueses com grande ocupação medieval islâmica, sendo disso exemplo Mértola. No entanto, as escavações nos claustros revelaram vestígios de uma rua romana, no sentido sul norte, ladeada por habitações, o seu abandono no século VI, um período de algum vazio ocupacional e os primeiros vestígios da presença islâmica em Lisboa. No entanto, há a possível presença neste espaço de uma igreja moçárabe (cristãos que vivem sob o dominío muçulmano, praticantes da sua religião). Recomendo este pequeno artigo da National Geographic.

Uns escassos metros rua acima fica o lindíssimo Miradouro de Santa Luzia, um dos miradouros com a mais bonita vista sobre Lisboa ao nascer do sol. Para mim só é suplantado por este.

IMG_5088-1 (1).jpg

IMG_5135-1 (1).jpg

Fotos tiradas por mim.

Vestido: H&M

Botas:  Deichmann

Bijuteria: GataPreta Artesanato

Chapéu: Parfois

Local: Sé Catedral e Miradouro de Santa Luzia, Lisboa

2 comentários

Comentar post