Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Borboleta Verde

Seg | 20.01.20

Leste de França: viagem à zona de Ain, Rhône-Alpes franceses

Cláudia Miguel

No passado Julho de 2019 estive uns dias na região francesa de Ain (sim, diz-me mesmo assim, como se não tivessem percebido, "ãhn?"), para o casamento do meu primo, e claro aproveitei para conhecer um pouco das localidades adjacentes.

A vila onde fiquei, e onde o meu primo mora, é extremamente pacata, bem como as vilas mais próximas, todas com uma arquitectura semelhante entre si, extremamente bonitas. Em pleno Verão, tudo era verde, verde e mais verde! Estava rodeada por montes e montanhas! Senti-me na "Música no Coração" ! Da janela, nos dias mais soalheiros, conseguia ver-se Mont Blanc.

 

Fui de avião para o aeroporto de Lyon, mas o mais próximo é mesmo o de Genebra, na Suíça, onde depois podem apanhar um comboio para França, ou alugar um carro. Eu fui para Lyon porque o bilhete de avião era um pouco mais barato (nada de mais), ficava no caminho do meu Padrinho, que me foi buscar, e não tinha escalas.

 

IMG_0005-1.jpg

IMG_0011-1.jpg

IMG_0033-1.jpg

Conheci as belas vilas de Billiat e Bellegard-sur-Valserine.

São pequenas povoações, mas super amorosas, com mercados de frutas, legumes e queijos de perder a cabeça!

 

As paisagens naturais são de deixar a boca aberta.

IMG_0370-1.jpg

Fui passar a tarde à zona de Seyssel, a um espaço de lazer e actividades aquáticas. Trata-se de um pequeno "desvio" do rio Rhône aproveitado como praia fluvial e zona de desportos aquáticos. No dia quente que estava, soube mesmo bem!

 

Fomos ainda ver a Cascata du Pain de Sucre de Surjoux.

O espaço é de fácil acesso, é só preciso ter alguma atenção com pedras mais escorregadias.

IMG_0381-1.jpg

IMG_0388-1.jpg

IMG_0407-1.jpg

 

Reserva do natural nacional da Haute Chaîne du Jura: são vales e montanhas verdes lindas lindas a perder de vista. Parámos à beira das estradas curvilíneas e desertas para tirar estas fotografias.

Aconselho o passeio e a visita a algumas queijarias de produção semi-artesanal que por lá existem. Compram queijos que são geralmente muito caros a preços muito mais em conta, directamente ao produtor.

IMG_0464-1.jpg

IMG_0458-2.jpg

IMG_0470-2.jpg

IMG_0495-2.jpg

 

Annecy. MAS QUE CIDADE MAIS LINDA!!!

Annecy, também conhecida por pequena Veneza por causa dos seus canais, é a capital do Haute-Savoie, localizada nos Alpes Franceses.

É uma cidade de traçado medieval, mantendo muitas dos edifícios da parte antiga com a sua fachada de características medievais, localizada nas margens do lago mais limpo da Europa, o Lago Annecy.

IMG_0592-1.jpg

O Lago Annecy rodeado de belas montanhas. Nem imagino a beleza que deve ter no Inverno.

 

IMG_0544-1.jpg

O cartão de visita de Annecy (ou a imagem que mais comummente aparece associada à cidade): o Palais de l'Isle. Um pequeno palácio do século XII situado numa pequena ilha do rio Thiou, que alimenta o lado. Isto fica mesmo do lado oposto ao lago, da foto superior.

É descrito como uma casa em forma de navio e foi uma prisão.

 

IMG_0510-1.jpg

IMG_0511-1.jpg

A antiga Câmara Municipal de Annecy, perto de igreja Notre Dame de Lisse, é um edifício do século XVIII com esta belíssima escadaria dupla.

 

IMG_0518-1.jpg

IMG_0522-1.jpg

IMG_0531-1.jpg

IMG_0534-1.jpg

Annecy e os seus canais e muitas pontes pedonais.

 

IMG_0528-1.jpg

IMG_0535-1.jpg

Lojinhas amorosas e o mercado de rua onde aconselho vivamente passear, mesmo que não queiram comprar nada: é uma experiência por entre todas as cores, cheiros e sabores!

Foram uns dias de turismo relaxado. Não estou habituada a ser turista e não andar sempre a correr ou a ver 10 coisas num dia, mas foi tempo para aproveitar e estar com a família. Ainda assim visitei todos estes locais lindíssimos!

Annecy, então, aconselho mesmo!

Deixo-vos ainda com uma foto dos noivos no dia do casamento.

IMG_0211-1.jpg

Fomos presenteados por um belo arco-íris!

Beijinhos ♥