Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Borboleta Verde

Sex | 25.05.18

Estufa Fria: entrada gratuita com os Jardins Abertos

Cláudia Miguel

IMG_9673.jpg

 

Há uma semana atrás estive a passear pela Estufa Fria de Lisboa. Não conhecia (shame on me!) e fiquei maravilhada!

É um espaço lindíssimo, com vegetação maravilhosa, recantos de encantar, super aprazível e fresca para estar a ler um livro e admirar as maravilhas tropicais da natureza!

IMG_9683.jpg

 

E não só! Para além da Estufra Fria, há ainda o espaço da Estufa Quente e da Estufa Doce. Estas duas compõem espaços menores, comparativamente com a Estufa Fria, mas igualmente belíssimos! Na Estufa Quente, com uma cobertura de vidro (sim, vocês notam imediatamente o calor assim que passam a porta), desenvolvem-se plantas de clima tropical como o cafeeiro e a mangueira.

A Estufa Doce, também ligeiramente quente, transporta-nos imediatamente para um ambiente de deserto e tem toda uma diversidade de cactos! Sou uma amante das Cactáceas e este espaço é um paraíso!

 

IMG_9711-1.jpg

 

 

ESTUFA FRIA: A HISTÓRIA

 

A própria história do surgimento da Estufa Fria é muito engraçada: ergue-se no local onde, no século XIX, se explorava uma pedreira para extracção de basalto. Com a existência de uma nascente de água, a extração estava completamente comprometida e pedreira deixou de laborar.

Neste local, um jardineiro foi cultivando e abrigando plantas de todo o mundo, que mais tarde seriam pensadas para arborizar a Avenida da Liberdade.

Em 1914 estala a I Guerra Mundial e todo este projecto fica em stand-by. No entanto, as plantas não esperam e ganharam raízes no local. Até que em 1926, o arquitecto e pintor Raul Carapinha encontrou ali um agradável espaço verde, e decidiu projectar um espaço transformando-o numa Estufa, concluída em 1930.

Desde então sofreu algumas alterações até ao que conhecemos hoje, acompanhando todas as alterações nesta zona de Lisboa e Parque Eduardo VII.

Em 1975 foram abertas ao público.

IMG_9593.jpg

 

IMG_9619.jpg

 

JARDINS ABERTOS: 27 E 28 DE MAIO

 

Convido-vos a visitar este espaço magnífico que este fim-de-semana está com entrada gratuita, com visitas livres e visitas guiadas (têm de indicar que vão para os Jardins Abertos).

Basta consultar aqui a programação dos Jardins Abertos, para além da Estufa Fria têm ainda actividades no Jardim Gulbenkian, Jardim Botânico da Ajuda, Jardim do Palácio de Belém, entre outros.

IMG_9678.jpg

Aproveitem e divirtam-se!

 

Beijinhos, Cláudia