Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Borboleta Verde

O blog de uma formadora de profissão e de uma "passeadora" nos tempos livres que, com o seu tripé em punho, te inspira a conhecer Portugal e arredores.

Bienvinidos a Badajoz!

IMG_4386-1.jpg

Badajoz é uma terra de tantos encantos e eu nem fazia ideia!

Há muito que queria passear pelas antigas ruas desta cidade, mas atualmente tem sido complicado ter tempo para estes pequenos passeios.

 

IMG_4308-1.jpg

Fui de imediato agradavelmente surpreendida pelo Museo Arqueológico Provincial de Badajoz, de entrada livre, com coleções de diversos achados por toda a província de Badajoz desde a Pré-História até à época Medieval, passando por uma pequena exposição de achados oriundos do Egipto que viajaram até essa província levados pelos Fenícios e Gregos. O edifício, o Palácio dos Duques de Feria, é também muito bonito, com uma típica construção estilo mudéjar do século XVII.

IMG_4312.JPG

IMG_4314.JPG

IMG_4316.JPG

O Museo Arqueológico fica na Alcazaba de Badajoz, a antiga cidadela de Badajoz. Esta foi fundada no século IX por Ibne Maruane, durante a ocupação muçulmana do Al-Andalus, também ele fundador de Marvão.

IMG_4351-1.jpg

Ao longo do recinto amuralhado encontram-se diversas torres com um caractér de vigilância, sendo a mais importante a Torre Espantaperros, ou Torre da Atalaia ou do Alpéndiz, do século XIII. Porque ganhou este nome, uma vez que não era o seu nome original? Porque o forte toque do sino que coroava a torre servia para alertar os cristãos para o seu culto, o que por sua vez afugentava os infiéis, que eram chamados de cães.

 

IMG_4414-1.jpg

Logo abaixo e já fora da Alcazaba fica a icónica Plaza Alta. Possivelmente local da realização de mercados durante a Idade Média, sendo as casas em redor habitadas por judeus e mouriscos conversos. Imagino a sua vida e azáfama de pessoas apressadas de um lado para o outro! Em 2004 as fachadas que se vêem nesta fotografia foram restauradas e pintadas, supostamente para lhe devolver o peculiar cromatismo original, mas essa fidelidade histórica é controversa, embora existam partes originais preservadas e expostas.

 

Da Plaza Alta é possível seguir tranquilamente apreciando a vida dos ínumeros cafés e restaurantes de Badajoz rumo mais um ponto de interesse, La Giralda.

IMG_4475-1.jpg

Esta é uma réplica em tamanho menor de La Giralda de Sevilha, construída nos anos 30 do século XX. É absolutamente fascinante! Hoje propriedade da Telefonica de Espanha, encontra-se à venda.

 

A partir de La Giralda basta virar à esquerda e seguir a rua estreita até à Catedral de S. João Batista, erguida no século XII.

Não se parece nada com uma Catedral pois não? Pelo menos não como as de muitas cidades portuguesas. A verdade é que foi construída para se assemelhar a uma fortaleza, uma vez que se encontrava fora e mais distante do recinto amuralhado da Alcazaba. Todas as suas paredes são extremamente grossas e a torre sineira assemelha-se a uma torre albarrã.

IMG_4512-1.jpg

 

Por fim, já no regresso a casa ainda parei para apreciar a Ponte de las Palmas. Esta é a ponte mais antiga de Badajoz, tendo sido construída entre os séculos XV e XVI. É uma ponte pedonal de onde se tem uma bela vista sobre a cidade velha de Badajoz.

IMG_4555-1.jpg

 

Fotos tiradas por mim, com e sem tripé.

Local: Badajoz, Espanha

4 comentários

Comentar post