Aldeia da Pia do Urso - a procura pelo Outono
Este mês de Setembro foi particularmente complexo com novos desafios profissionais e novas realidades a abraçar e acomodar no dia-a-dia, pelo que o meu objetivo de visitar um local diferente por mês no ano de 2023 ficou ligeiramente atrasado.
Dia 1 de Outubro fui à procura do Outono na Aldeia da Pia do Urso (plot twist: estavam 34º C). Este lugar mágico fica no concelho da Batalha, a 1h30min de Lisboa e a 15 minutos de Fátima. É uma aldeia típica, de casas de madeira e pedra, das Serras d'Aire e Candeeiros, recentemente recuperada.
A aldeia só por si já valeria muito a pena a visita, no entanto uma das maiores atrações é o Eco-Parque Sensorial que aproveita a história do local e a flora, fazendo as delícias de miúdos e graúdos, com diversas estações sensoriais.
E o que é um pia? É um pequeno algar de água esculpido naturalmente com o passar dos anos por ação da água na pedra calcária que aflora na região. Assim se formavam pequenas bacias naturais que acumulavam água.
A toponímia deste local deriva, muito provavelmente, de tempos esquecidos de presença do urso-pardo ibérico no atual território português, particularmente nesta região das Serras d'Aire e Candeeiros, vindo a este local saciar-se: à pia do Urso. Esta espécie ainda existe em Espanha, entre a Galiza e o País Basco, tendo inclusive a sua população, quase extinta, sofrido um aumento! Em 2019 foi avistado um exemplar em Portugal, Bragança, mas terá sido na sequência da passagem de fronteira para caça/alimentação, tendo regressado a Espanha.
Este é um local de entrada livre, com parque de estacionamento e wc públicos, cafés e restaurantes, bem como um espaço de merendas muitíssimo agradável. Recomendo vivamente a visita! O pequeno trilho do Eco-Parque Sensorial é de dificuldade muito reduzida, pelo que aconselho a todos.
Fotos tiradas por mim, com e sem tripé.
Local: Aldeia Pia do Urso, Portugal