Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Borboleta Verde

A menina das flores: Magnólias do Jardim Botânico de Coimbra

É assim que uma colega de trabalho me chama "menina das flores", porque vira e volta as minhas fotos no Instagram são no meio de flores. Gostei da alcunha, da parte das flores e da parte da menina 

IMG_1854-1 (1).jpg

Visitar o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra em Fevereiro é deliciar-se com este espetáculo cor-de-rosa das magnólias em flor!

O jardim é já, só por si, um espaço belíssimo, misturando a arquitectura e o estilo de jardins do século XVII, com diversos tipos de árvores originárias de diferentes pontos do globo, tal como as magnólias, oriundas de zonas mais frias como América do Norte ou Japão.

 

IMG_1810-1.jpg

O Jardim Botânico de Coimbra foi criado em 1772, por iniciativa do Marquês de Pombal e tinha como objetivo principal complementar o estudo da História Natural e da Medicina. 

É neste contexto que encontramos estas lindíssimas magnólias em flor no mês de Fevereiro. Há diferentes espécies dentro deste mesmo espaço. Estas, magnolia soulagean, mais conhecidas, mas também magnolia stellatas, em forma de estrelas e mais pequenas, muito lindas!

IMG_1830-1 (1).jpg

Sabiam que muito provavelmente as primeiras plantas com flor que apareceram na história do planeta se assemelhavam às atuais Magnólias? Os fósseis de flores mais antigos que se conhecem apresentam estruturas e formas muito idênticas a estas.

 

IMG_1954-1.jpg

Lanço-vos o repto e também o pedido de ajuda: as magnólias são árvores muito usadas como elementos ornamentais em jardins, mas não conheço muitos jardins/espaços públicos com estas árvores. Conhecem? Deixem-me indicações nos comentários!

 

IMG_1942-1.jpg

Também no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra encontram este extenso bambuzal. É outro espaço lindíssimo. O som dos bambus baloiçando uns contra os outros é muito relaxante, é como um "espanta-espíritos" gigante.

Se nunca visitaram, por favor, façam-no, em qualquer altura do ano!

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.