Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Borboleta Verde

Como fazer uma mochila de interrail – dicas para pessoas pouco práticas e que querem levar tudo

Sim, o título deste post define-me! Lol!

Acho sempre que tudo pode fazer falta e nesse sentido, acabo por ser pouco prática! Depois pode acontecer isto!

 

 

 

No entanto, após algumas viagens como esta (aqui a continuação) e os tempos de escavações arqueológicas durante as férias da faculdade (semanas pelo Alentejo e Algarve), reparo que me tenho tornado mais simples e prática! Sou muitas vezes assaltada pelo pensamento "que se lixe, isto há-de-ser suficente" (o que normalmente é)!

 

Mochila Interrail

Há alguns factores a ter em conta ao fazer uma mochila de interrail: tempo de duração da viagem; ou estação do ano que vão ter no país de destino.

Com base na minha experiência (que não é vasta e é a experiência de uma pessoa um pouco “complicadinha”, como já disse acima), deixo aqui aquilo que considero o mais essencial para, por exemplo, um interrail de 10 dias por países europeus no Verão:

- mochila de interrail cerca de 60/65 litros. Há nas lojas de desporto habituais. Eu nem comprei, pedi emprestada a uma amiga. Se não fazem assim tantas viagens destas e não encaram como um investimento necessário, façam o mesmo!

- calçado de caminhada confortável e adequados à estação do ano em questão, mas que não sejam novos! É importante que estejam usados, para saberem que não vos magoam em nenhum lado! Vão caminhar muito!!

- chinelos. Não só para tomar banho nos hostels, como para um qualquer dia de praia, de piscina, que queiram andar de pés ao léu!! (o que mais me fartou foi mesmo andar sempre de pés fechados em ténis…)

- sandálias rasas. Coisas de gaja mesmo!lol! Para uma qualquer saída à noite, caso fiquem mais dias numa cidade e não estejam sempre a percorrer vários quilómetros por dia… É uma opção.

- pijama/roupa de dormir. Qualquer coisa prática, pois, caso optem por isso ou consoante o número de pessoas com quem viajem, poderão dormir com vários outros estranhos no vosso quarto de hostel.

- t-shirts/blusas na quantidade que acharem necessária (e que não coloque demasiado peso na vossa mochila). Se usam uma por dia, pensem se querem levar uma para cada dia, ou se preferem lavar um ou outra.

- 2 pares de calças de ganga confortáveis ou algum outro par de calças leves e fluídas (atenção que irão ficar muito amarrotadas na mochila!)

- calções

- um vestido

- um casaquinho tipo agasalho e/ou uma sweat

- casaco que dê para algum frio e/ou chuva (com capuz), mas fácil de guardar na mala.

- roupa interior (a quantidade vai depender se estiverem dispostos a lavar alguma roupa para depois usar, ou se levam para todos os dias). Para a minha viagem optei por fazer uma bolsinha onde levei toda a roupa interior limpa.

Nas mochilas é mais difícil ter um espaço distanciado entre roupa usada, suja ou não, chinelas, etc... Podem ver melhor aqui.

IMG_8903.JPG

- toalhas de banho. Há hostels que dispensam, mas é preferível levar as próprias. Para não carregarem com as pesadas toalhas de turco que demoram anos a secar, optem por toalhas de microfibra que se compram a preços bem acessíveis em qualquer loja de desporto (esta por exemplo).

IMG_8909.JPG

- produtos de higiene. Cinjam-se ao básico e essencial! Se for suficiente para o tempo de viagem, levem aqueles frasquinhos mais pequenos. Podem também tentar comprar no país de destino da vossa viagem.

Tentem tornar as coisas mais práticas: o frasquinho de creme de corpo, também serve de creme de mãos e de pés, por exemplo.

Toalhitas, muitas toalhitas são essenciais se fizerem muitas viagens noturnas de comboio!

- medicamentos. Os que considerem essenciais para vocês, para além de alguma medicação frequente que tomem.

- utensílios tek: carregador de telemóvel, máquina fotográfica e carregadores, go pro, etc… O que quiserem!

- Uma outra mochila pequena ou malinha para usarem no dia-a-dia. Mesmo com a deslocação de cidade para cidade de comboio, há cacifos nas estações onde, por cerca de 1euro ou 2euros, podem deixar as vossas grandes mochilas de interrail.

- algum dinheiro, especialmente se forem para países com outra moeda. Podem optar por trocar no próprio país, por levantar nas caixas ATM, ou por levar logo o dinheiro que julgam precisar. Neste último caso, aconselho aquelas bolsinhas de cintura, "invisíveis" (ou mais discretas que é possível serem) para colocar debaixo da roupa.

IMG_8905.JPG

Não se esqueçam que os levantamentos em ATM noutros países da zona Euro tem uma taxa e fora da zona euro tem uma taxa ainda superior.

- documentos! Muito importante não esquecer! Inclusive carta de condução, se pensarem alugar carro, ou porque pode servir para deixarem como documento de identificação nos hostels onde aluguem quarto.

- alugueres de quartos ou bilhetes que comprem antecipadamente pela internet. Sou da opinião que há muitas coisas que podem e devem ser pagas em antemão quando planearem a vossa viagem. Acho que é menos uma coisa a preocupar, menos um dinheiro a gerir (sobretudo no caso de precisarem de levar dinheiro cambiado), reservas que ficam feitas, etc. Frequentemente conseguem mais descontos! Sobre isto falarei noutro post onde vos contarei as minhas aventuras por Londres! :)

Para melhor gerir toda esta papelada (parecendo que não são vários papéis A4) fiz também uma bolsinha que andou sempre na minha mala.

IMG_8908.JPG

 

- Por fim, há aquelas coisas que só poderão decidir se levam em função das condições meteorológicas dos países por onde vão passar: chapéu de chuva; chapéu (de cabeça); biquínis/toalha de praia/protector solar (se tencionarem fazer praia, piscina ou termas).

 

É um post feito com base na minha pouca experiência, mas espero que possa servir de inspiração e de ajuda com algumas dúvidas!

 

Beijinhos ♥

A blogger

Contacto

aborboletaverde@sapo.pt

Facebook

Instagram

Estou a ler...

81V6gbmlTGL.jpg

Estou a ver...

strangerthings.0.jpg

 

outlander-season-3-poster-big.jpg

Querem conhecer o meu trabalho? Vejam aqui:

Comentários recentes

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D